terça-feira, 23 de março de 2010

Caldo Verde (esse vai especial para Dinda Rê)

Bom amigos, hoje vou ensinar a receita do Caldo Verde (receita da Dinda Fabi)... receitinha vai especialmente para Dinda Rêzinha, pois ela está com probleminha no estômago e vai sarar logo, logo!!

Caldo Verde

- 1 Kg de batata (cozida e amassada);
- 1 cebola picada;
- + ou - 3 dentes de alho amassados;
- 1/2 litro de água (acrescentar água se necessário, quando for bater a mistura no liquidificador)
- 2 colheres cheia de manteiga;
- 1 tablete de caldo de bacon ou de frango;
- meio maço de cheiro verde picado;
- 1 linguiça calabresa media (picada e frita);
- uma bisnaga de requeijão tipo catupiry ou 1 potinho de requeijão cremosoou 1 lata de creme de leite;
- couve a gosto (picada bem fina);
- sal a gosto;

Modo de preparo:
Fritar a cebola e o alho na manteiga. Após fritos, dissolver o caldo de bacon ou de frango, depois colocar a batata amassada, fritar um pouquinho. Após uns 2minutinhos, coloque meio litro de água e deixe esquentar (não deixe ferver muito). Passar essa mistura para o liquidificador e bater junto a calabreza frita (se preferir, reserve um pouco das inteiras para colocar no caldo), e o cheiro verde. Bater até a consistência de creme. Voltar a mistura para a panela, coloque sal, pimenta (se preferir), depois do caldo bem quente,incluir o requeijão ou creme de leite, o que preferir.Separar a couve picada para colocá-la em cima do caldo. Você pode optar por deixar a couve para cada pessoa servir a parte. E está pronto ... pode papar !!!!!

Bom proveito Rê!

segunda-feira, 22 de março de 2010

1º dia....

Olá amigos!


Antes começar, vou explicar o porquê da “cocotinha”. Emerson (meu esposo), sempre me achou um pouco “patricinha”, inclusive, logo que começamos a namorar falei que ia fazer uma jantinha pra ele, e na hora ele pensou: “Vixii, não vai dar certo essa paty cozinhando...”. De lá pra cá ele engordou 20Kg hahaha.

“Delícias da Cocotinha” tem o objetivo de partilhar receitas, dicas, e aprender com vocês também, afinal sou cozinheira recém-casada hahaha, mas estou aqui para compartilhar minhas lições, dúvidas, experiências na cozinha... afinal, cozinhar é uma arte!
Sejam todos bem-vindos... e abaixo uma das receitas preferidas do meu maridão! É uma receita simples, mas deliciosa! Essa receita é exclusiva da minha mãe... aliás, foi com ela que aprendi mtas delícias né!

Estrogonoffe de Carne
Ingredientes:

1 kg de coxão mole picadinho (ou a carne que preferir)

½ lata de massa de tomate

1 cebola picada ou ralada

2 dentes de alho amassados ou picados


2 tomates picadinhos


½ litro de leite


2 colheres de maisena


1 caixinha de creme de leite


Cheiro verde picado


Sal a gosto


Pimenta do reino a gosto


3 Colheres de sopa de óleo ou azeite


250g de Champignon

Modo de preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque 2 Colheres de sopa de óleo numa panela e frite a carne, ela vai soltar água, deixe cozinhar com essa água até amolecer, se necessário acrescente mais água para cozinhar e cozinhe até secar e frite bem a carne. Quando estiver fritando acrescente 1 cebola picada ou ralada, 2 dentes de alho e 2 tomates picadinhos, refogue bem. Acrescente ½ lata de massa de tomate e refogue novamente. Acrescente ½ litro de leite e mecha bem. Dissolva as 2 colheres de maisena em um copo de leite e despeje na panela e mecha até engrossar bem. Na hora de servir adicione o creme de leite, o champignon e o cheiro verde. Sirva com arroz branco, batata palha e salada verde ou de sua preferência.